Esquerda☭ OnLine


Jornal eletrônico voltado à região metropolitana do Rio de Janeiro produzido pelo coletivo Reage Socialista.

sábado, 11 de julho de 2009

DEPUTADO MARCELO FREIXO É AMEAÇADO DE MORTE


SOLIDARIEDADE A MARCELO FREIXO, VINICIUS GEORGE E
OUTROS DEFENSORES DOS DIREITOS HUMANOS NO
COMBATE ÀS MILICIAS.

A Anistia Internacional iniciou campanha com o objetivo de aumentar a proteção ao deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL/RJ) que vem recebendo ameaças de morte após presidir a CPI das Milícias na ALERJ.

Há anos verifica-se o crescimento desta nova ameaça aos direitos humanos no estado do Rio de Janeiro. Grupos paraestatais, conhecidos como milícias, submetem, através da violência armada, diversas comunidades carentes aos seus interesses. Cobram taxas, determinam condutas, exploram atividades econômicas e agridem moradores. Comportamento este que foi estimulado pelas próprias autoridades com a falsa premissa que as milícias significavam um mal menor diante do tráfico de drogas. Como atestam os dados apresentados pelo mandato Marcelo Freixo, mais da metade dos lugares onde hoje existem milícias nunca tiveram tráfico de drogas.

As milícias, como afirma o deputado, não livraram a população do domínio do terror mas, ao contrário, significam um desrespeito e violência para os trabalhadores residentes nessas localidades. A brutalidade desses grupos desafia os órgãos governamentais, impõe condições desumanas a grande parte da população e ameaça quem ousa denunciar as suas práticas. Leonardo Varing Rodrigues de 24 anos foi executado após testemunhar em agosto a chacina de 7 pessoas na Favela do Barbante em Campo Grande. O irmão e o primo da vitima, que conseguiram sobreviver ao atentado, continuam sendo ameaçados de morte. O primo de Leonardo teve a sua casa invadida e toda a família seqüestrada inclusive um senhor de 90 anos. Na cena do crime fora encontrada pela perícia apenas vestígios de sangue. Já o seu primo foi ameaçado para não comparecer ao velório conforme depoimento prestado ao jornal O Dia: “Eles mandaram um recado através de vizinhos e amigos, que se eu aparecer no enterro, vão me matar lá mesmo. Estou desesperado, quero pelo menos enterrar meu irmão!”, implorou ele, apavorado. Esse é apenas um dos muitos exemplos da situação de degradação dos direitos humanos que chegaram ao gabinete do deputado Marcelo Freixo (PSOL) que, assim como estas inúmeras vitimas, também se encontra ameaçado.
Enquanto os jornais se ocupam dos repetidos escândalos do Senado Federal, a atuação do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) comprova que ainda existem pessoas dispostas a enfrentar qualquer obstáculo em defesa de uma sociedade justa, solidária e que valorize a vida e a dignidade humana.

É necessário um movimento de todos os cidadãos comprometidos com a democracia e o Estado de Direito para impedir a expansão dessa barbárie contemporânea. Envie uma carta de apoio ao mandato, mande e-mails contando a situação para seus amigos, organize uma reunião para debater esta problemática em sua casa... só não fique parado. Vamos juntos, pois não é possível deixar morrer a esperança de dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário